Visita de Daniel Monteiro e Yara Richter na Paralela//2010

Nessa quarta-feira, Daniel Monteiro visitou a Paralela//2010 e nos contou sobre sua própria experiência perante a acessibilidade proporcionada pela a exposição.  Daniel que possui deficiência visual, aprecia a vida como qualquer indivíduo: é advogado e adora e consumir a arte, mas ainda se depara com algumas dificuldades que muitas vezes se encontram na infra-estrutura dos lugares em que visita.

No período em que estamos, problemas quanto à acessibilidade já possuem solução, mas são poucos os ambientes que se adequam à universalização do acesso: é necessário antes de tudo, sensibilização e atitude(…) Em entrevista, Daniel fez suas considerações sobre a Paralela//2010, dizendo o que gostou e o que poderia melhorar com os recursos que já temos em mãos:

Daniel-As exposições de arte poderiam ser, logo de início, pensadas em acessibilidade. Ainda não há essa preocupação e as pessoas com deficiência que também compram obras de arte, acabam não consumindo arte pela falta de meios que a pessoa possui para chegar até ela (…) aqui na Paralela a gente encontra uma acessibilidade atitudinal, um educativo para o atendimento à pessoas com deficiência, que é o primeiro passo de muitos outros projetos, pra gente começar a pensar num desenho universal com produções mais acessíveis e equipamentos que gerem a diversidade humana, a diversidade de ideias. Essa é a grande pegada de um projeto (…) há algumas décadas atrás a gente entendia que acessibilidade era o cego poder tocar em certas obras escolhidas previamente ou réplicas formatadas para deficiente. Só se podia fazer visitas guiadas e só se pensava no cara que chegava com hora marcada com acompanhante, não havia liberdade como hoje…

O advogado lembrou também que não existe somente a deficiência visual. Há pessoas com deficiência auditiva e motora, além de outras deficiências que requerem atenção.

Visando melhoras, a Paralela construiu um espaço para cães-guia, sendo pioneira no mundo todo ao se lembrar também, dos “fieis acompanhantes”.

Junto com o advogado, estava Yara Richter, diretora da equipe de artes visuais do Instituto Itaú Cultural. Yara estava presente no vernissage da Paralela//2010, mas não conseguiu observar na data, a acessibilidade tão comentada. Em sua segunda visita, percebeu e aplaudiu a nova perspectiva que está sendo ampliada pela exposição_um diferencial tão importante que deveria ser visionada por outros eventos também.

Grandes empresas se dizem sustentáveis ou acessíveis. Mas muitas não o fazem de forma concreta e funcional (…) nisso, a Paralela//2010 vem aos poucos fazendo sua parte, através de recursos que estão ao seu alcance. É essencial comentários, dicas e sugestões, para que melhoras sejam reivindicadas em outras edições da exposição e se torne exemplo a outros ambientes do mundo das artes: museus, teatros, galerias, etc. que ainda não possuem essa visão.

Muito já conquistamos, mas ainda há o que ser conquistado. Na Paralela
encontramos escadas que impossibilitam o acesso de cadeirantes e outros problemas como as legendas com letras miúdas, ruins para pessoas com baixa visão. Para se dizer que um local é acessível deve-se sobretudo, atender a todos os públicos. Por esse viés, a monitoria vem recebendo elogios pela perspicácia ao receber desde pessoas com deficiência até adolescentes do Ensino Fundamental.

“Inventamos e construímos tantas coisas só neste último século, porque não aplicarmos um pouco desse conhecimento na democratização da arte? Arte e cultura, um direito de todos.”

André Neumann e Rubens Takamine (alunos do Liceu de Artes e Ofícios)

Anúncios

Sobre paralela10

Em sua 5ª edição, a mostra reúne 82 artistas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 22 de setembro a 28 de novembro de 2010, sob a curadoria de Paulo Reis
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s