Palestra com Rogério Degaki e Gustavo Rezende

Ontem, dia 24/10, Rogério Degaki e Gustavo Rezende responsáveis pelas obras expostas na Paralela:”Patinhos” (2010) e Thompson Azul (2010) respectivamente, se encontraram para apresentar e debater com o público reunido, seus trabalhos já realizados, a relação entre suas obras e o espaço da Paralela 2010 e projetos futuros.

Degaki salientou seu gosto ao se apropriar de elementos do mundo dos desenhos para dar forma aos seus trabalhos. No encontro, contou um pouco mais sobre seus projetos e sua obra “Os Patinhos” (assim nomeada pelos visitantes). Revelou a perversão ao subjetivizar 8 posições sexuais em 8 objetos aparentemente inocentes, que se assemelham a brinquedos “fofinhos”, com formas arredondadas e pintura vermelha brilhante, lembrando o intuito de que os desenhos animados são formas de entretenimento ao público infantil feitas pelo adulto, havendo assim, sempre uma manipulação na informação que é passada. No entanto, o artista foi perguntado sobre a possibilidade dos visitantes com deficiência visual tocarem a obra, e sua resposta fora positiva, tendo cautela apenas com os “patinhos”, cujo equilíbrio esteja comprometido. Afinal qualquer pessoa se sente atraída a tocar obras com formas tão belas.

Enquanto isso, Gustavo Rezende mostrou alguns de seus projetos e descreveu o cotidiano e o processo de constituição de suas obras. Questionado sobre sua obra exposta na Paralela 2010, Thompson Azul, Gustavo brinca e diz que o legal é isso: cada visitante é capaz de sentir a obra de diferentes maneiras, mas o importante mesmo é sentir: há quem diga que é uma releitura do Patinho Feio, uma interligação com a metamorfose de Kafka, ou até mesmo algo contextualizado que nos remeta ao petróleo, devido à textura e à cor da obra . Gustavo comentou sobre algumas de suas obras autobiográficas e quando há necessidade do artista em depositar um pouco de si em suas obras.

A discussão gerou um embate quanto a produção artística e seus fins: “Quando uma obra deixa de ser uma singela produção artística e se torna um precioso objeto à venda?”

Essas e outras questões foram abordadas, que você verá na íntegra no vídeo completo da palestra. Acompanhe as palestras aos domingos!

Rubens Takamine (aluno do Liceu de Artes e Ofícios)

Anúncios

Sobre paralela10

Em sua 5ª edição, a mostra reúne 82 artistas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 22 de setembro a 28 de novembro de 2010, sob a curadoria de Paulo Reis
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s