Workshop aos Sábados

A Paralela vem promovendo workshops ministrados pelos próprios artistas da exposição. O local da atração é o espaço do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de SP.

No último sábado, dia 16/ 10, acompanhamos um pouco do trabalho desenvolvido pelo artista plástico Marcelo Moscheta, que produziu a coletânea Carbon Copy Constable (2010) feita a partir do papel carbono.

Marcelo revela em seus trabalhos o perfeccionismo ao reproduzir paisagens: a possibilidade do homem de descobrir a si mesmo dentro do próprio espaço.

O artista propôs a reprodução de gravuras utilizando papel carbono, sulfite, revistas, e instrumentos pontiagudos. O exercício consistiu em colocar o papel carbono entre a folha sulfite e uma ilustração da revista, pressionando-a até a formação do contorno da imagem. O público que acompanhou o workshop adorou a experiência, notando a paciência e a perfeição ao realizar um trabalho como este.

Para contactar Marcelo Moscheta:

marcelomoscheta@mac.com

No sábado anterior, o artista Wagner Malta Tavares organizou o workshop na Paralela. Wagner compôs a obra “Mercúrio” (2010) , certamente uma das obras mais chamativas da exposição pela dinâmica (movimento e som) que expressa.

Para o artista_ que nunca havia organizado um workshop antes_ a atividade acabou sendo uma experiência bastante interessante para si, também. Os participantes tiveram de criar suas próprias obras com papéis coloridos, cola, barbante e tesoura, tendo em vista o conceito do “minimalismo”. Em base teórica, tivemos de extrair algo do interior do objeto, modificando-o. Foi como abstrair-se do objeto em si e tentar buscar em sua essência alguma coisa que estivesse vivo ou inserido dentro do material.

Wagner comenta sua apreciação pela arte que indaga questões fundamentais, ao contrário de outras que fazem meramente críticas sociais, tais como a violência. Questões como esta última vemos sempre em nosso cotidiano, nas ruas, na televisão e nunca se soluciona com protestos artísticos. Logo, as galerias de arte são locais para abstrairmos da realidade encontrada comumente pelo mundo_ quem vai a uma exposição quer encontrar coisas diferentes, inovadoras.

Para contactar Wagner Malta Tavares:

wago@wagnermaltatavares.art.br

Os workshops acontecem aos sábados, das 16hs até as 18hs. Venham participar!

Rubens Takamine (aluno do Liceu de Artes e Ofícios)

Anúncios

Sobre paralela10

Em sua 5ª edição, a mostra reúne 82 artistas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 22 de setembro a 28 de novembro de 2010, sob a curadoria de Paulo Reis
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s