Lais Myrrha na Paralela

Sexta-feira, 15 de outubro, Lais Myrrha esteve na Paralela fotografando sua obra exposta, Pódio para ninguém, e falou um pouco sobre ela.

Lais Myrrha e estagiária

Pódio para ninguém é a forma de um pódio, feito apenas de cimento prensado, sem a utilização de água. Uma estrutura de ruína, frágil e quebradiça, que não suporta o peso de uma pessoa. Já adquiriu rachaduras desde a abertura da exposição e tende a ganhar mais até o final do evento.

Lais Myrrha na Paralela

 

A obra, como seu próprio nome indica, não foi feita para uso. Destinado para não ser ocupado, o pódio de Lais é forma, símbolo. A artista define sua obra como “crítica a um sistema dos vencedores”. A História é contada a partir da visão dos vencedores, mas não existe apenas este lado. O pódio, símbolo de vitória, destinado a ninguém, afasta o vencedor.

Lais Myrrha e fotógrafa

 

O monumento arruinado faz alusão à memória social, ainda associado à História. Monumentos são levantados por algum motivo, mas poucos se lembram deste. A artista usa o exemplo do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A população sabe de sua existência, mas não de seu propósito. Os monumentos se deterioram, tanto estruturalmente quanto em sentido. A fragilidade da obra carrega também este conceito.

Pódio para Ninguém - Lais Myrrha

Pódio para ninguém é uma das primeiras obras vistas na visita à exposição, localizada logo na estrada do galpão. Não deixe de conferir!

– Texto por Marina Yukawa e fotos por Letícia Brito e Julia Murano, alunas do Liceu de Artes e Ofícios

Anúncios

Sobre paralela10

Em sua 5ª edição, a mostra reúne 82 artistas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 22 de setembro a 28 de novembro de 2010, sob a curadoria de Paulo Reis
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s