Visita dos jovens na Paralela 2010: o aprendizado através da cultura

A Paralela 2010 vem promovendo visitas em grupo com mediação.  A semana passada foi marcada pela visita de estudantes do Ensino Fundamental na exposição. Para muitos destes jovens, a visita foi o primeiro contato pessoal com a arte contemporânea, gerando em seus pensamentos dúvida, curiosidade e muita diversão.

O modo como um adolescente e um adulto admiram uma obra é bem diferente. A visão crítica e sensível em relação à arte se adquire com o tempo, talvez com a maturidade, havendo inúmeras exceções.

Em seu argumento, a professora de história, Alda, da Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral, exalta que é importante que haja a preocupação desde cedo tanto dos pais, como do governo, em revelar a percepção artística de uma criança, uma vez que é nesse período que a criatividade e a integridade se desenvolvem com maior facilidade. Tanto que na visita à Paralela, muitos desses “pequenos visitantes” se empolgaram admirando a complexidade mundana convertida em beleza artística. Afinal dentro de algum deles, pode ser que haja um artista apenas esperando que seu dom seja desenvolvido ou descoberto por alguém.

No geral, a aceitação das obras pelos meninos foi bastante positiva. O único questionamento que ficou foi a distância espacial entre os estudantes e a arte como um todo. Muitos desses estudantes, moradores da periferia da Grande São Paulo, não encontram arte com facilidade perto de suas casas. “Cansados” do grafite das ruas – única arte que usufruem -, eles querem conhecer mais, sair de casa. No entanto se torna limitada a locomoção destes até exposições que ocorrem no centro da cidade, o que gera a falta de interesse pela cultura, principalmente na maturidade.

Denota-se que o jovem de hoje não possui o mesmo gosto pela literatura, pelas artes, até mesmo pela política, como em outrora. Nesse contexto, vemos que grandes galerias de arte, que têm muito a oferecer, recebem claramente, menos olhares do jovem atual – o foco agora é a televisão e a internet.

No entanto, existem alguns projetos do governo estadual que visam integrar as escolas públicas à cultura. Um deles é o programa “Cultura é Currículo” que incentiva e leva estudantes do Ensino Fundamental e Médio público, ao teatro, cinema e a exposições como a própria Paralela. Assim como o nome sugere, Cultura é Currículo, acredita que os alunos devem sair das salas de aula e irem de encontro com mundo cultural a fora. Mesmo com esse projeto já em ação pelo governo, temos de insistir na conquista de mais recursos que propiciem o acesso de outros tipos de público que se distanciam da arte à própria produção artística. Afinal a arte também é  fonte de aprendizado: marca vidas, retrata histórias, manifesta sentimentos, reproduz emoções (…)

A Paralela 2010, além de grupos de estudantes, convida também grupos de pessoas com quaisquer tipos de deficiência. Para contatos e informações quanto ao agendamento de visitas mediadas em grupo:

Telefone: 3229- 9389 e 3311- 8890

Venham conhecer a Paralela 2010// A Contemplação do Mundo!

Por Rubens Takamine e Victor Pezzuol, alunos do Liceu de Artes e Ofícios

Anúncios

Sobre paralela10

Em sua 5ª edição, a mostra reúne 82 artistas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 22 de setembro a 28 de novembro de 2010, sob a curadoria de Paulo Reis
Esse post foi publicado em Bastidores. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Visita dos jovens na Paralela 2010: o aprendizado através da cultura

  1. Visitei a Paralela 2010 final de semana passado. Trabalho com acessibilidade e inclusão no lazer e turismo, e apesar de achar a exposição e local bons, acho que poderia ser muito melhor. O acesso ao banheiro sempre fica trancado, e onde é também a passagem para as oficinas. O banheiro (vaso sanitário e pia, nada mais…) precisa de boas melhoras. Porque, quando foram feita as placas de identificação, não fizeram de modo mais acessível, com letras maiores, sem serifa e também em braille? Por sorte consegui um lugar, ainda que longe, para estacionar meu carro. Porque não viabilizaram uma vaga reservada para o evento? Algumas coisas não custam nem tempo nem dinheir excessivo, mas sim um bom planejamento e boa vontade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s